Controle e organização financeira: os Resultados são garantidos

Para que uma empresa seja bem-sucedida, além de monitorar e se adaptar ao ambiente externo, é preciso ter êxito na gestão de recursos internos, especialmente o financeiro. A adequada gestão financeira permite a maximização do lucro, correta administração dos preços, redução de custos não estratégicos e alinhamento de toda a equipe. 

 Logo, será possível ter uma performance mais favorável no mercado. Há, no entanto, que se considerar o papel da consultoria financeira empresarial. Ela, após o diagnóstico e análise dos principais empecilhos, se preocupará em estabelecer uma estrutura de controle financeiro. Assim, tudo correrá com mais eficiência

Tudo começa com um prévio diagnóstico da situação atual da empresa, com intuito de identificar as principais “lacunas” que precisam de serem preenchidas ou até mesmo implementar ajustes. 

O plano funcionará como um passo a passo, instruindo o gestor sobre o caminho a ser seguido para a otimização dos resultados financeiros da empresa. A construção de um bom plano de ação é etapa crucial para transformar a estratégia em resultados reais para a empresa.

Se estiver apenas no papel, nenhum plano produz efeitos positivos para a empresa. Então, é preciso colocá-lo em prática e garantir que promova melhorias consistentes dentro do negócio, especialmente no setor financeiro. 

Na etapa de execução, o Assessor financeiro atua como um orientador. Ele vai apontar os melhores caminhos a serem seguidos. Assim, é possível ter mais precisão. Também é indispensável que toda a equipe esteja comprometida com a etapa de execução, afinal, sem o esforço conjunto, poucas melhorias poderão ser obtidas. 

Finalmente, faz-se necessário que o gestor e sua equipe tenham disciplina para preservar as mudanças na empresa. Por melhor que seja a assessoria, se as mudanças não forem preservadas no médio-longo prazo, quase tudo voltará ao estado original.

Mas como uma visão externa, vinda de profissionais especializados e com know-how na área financeira, pode trazer

uma série de benefícios para seu negócio? 

 

Entenda!

Com um assessor financeiro, o dono da pequena empresa terá um entendimento muito mais claro da saúde financeira. Isso porque uma série de métricas e indicadores de desempenho podem ser levantados e analisados. É possível ter maior clareza sobre o percentual de lucratividade, o crescimento mês a mês do negócio e o retorno obtido sobre determinados investimentos na empresa. 

Logo, o gestor/sócio(s) terá informações suficientes para decidir com precisão, e focar no que precisa melhorar, aprender com os erros e como evitar desperdícios ou aprimorar o que está dando certo.

É possível identificar quais produtos (bens ou serviços) possuem margens de ganhos mais significativas. Logo, o esforço de venda poderá ser concentrado nesses itens, objetivando maximizar estes ganhos. É muito comum donos de Pequenos empreendimentos não conhecerem adequadamente a margem de lucro dos produtos comercializados. Isso, além de prejudicar os resultados financeiros, torna a estratégia de vendas menos eficaz do que poderia ser.

Toda empresa deve possuir um bom plano financeiro, pois, assim como existem momentos de bonança, quando o mercado está em alta, existem momentos de crise, onde há escassez. Fazendo uma analogia, de um “Marujo” com o Empreendedor. O Marujo conduz a embarcação e conhece a Rota até chegar no Objetivo, de “Olhos Vendados”. Mas quando surge uma tempestade do nada e não tiver uma Bússola para guiar o barco, mesmo com a Experiência de Navegação e conhecer bem o Caminho, poderá colocar tudo em Risco e até naufragar. Esta mesma situação pode ocorrer com a Empresa, se o dono de uma empresa, que muitas das vezes tem uma opinião forte achando que pode desprezar os números. Uma Opinião forte conduz a decisões com base no “feeling, que seria o excesso de confiança por conhecer muito bem do que faz”. 

No mundo corporativo que vivemos, de extrema concorrência e de avanços, desprezar os números seria o mesmo que conduzir a empresa sem uma bússola para transpor a primeira tempestade que surgir.

 Ninguém quer ficar pelo caminho ou colocar a vida em risco, não é mesmo?

Essa é a nossa Razão de existir. Levar até você pequeno Empresário a Clareza e a “Bússola” para garantir que você atingirá os seus Objetivos e Sonho. Conte Conosco!

Gostou do artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Compartilhe Facebook
Share on twitter
Compartilhe Twitter
Share on linkedin
Compartilhe Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe Pinterest

Abra sua conta digital 100% gratuita!

A CORA é Autorizada do Banco Central do Brasil (Bacen), por meio do código bancário 403.

Open chat
Precisa de ajuda? Fale com a gente!